segunda-feira, 31 de maio de 2010
sábado, 29 de maio de 2010
Provas !!
Como acontece toda semana, os alunos são avaliados. Claro que esta prova escrita não faz esse feito completamente. Durante as atividades todos os alunos das turmas 9 e 10 são observados e acompanhados, principalmente no que diz respeito a dança, em que a realização do movimento é fundamental. Ao lado, o aluno Alexandre da turma 10.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Ciranda na beira do rio !!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
É frevo !!!
Iniciando as atividades desta quarta feira adentramos na dança mais difícil do mundo: O frevo !! Após uma importante preleçao de sua origem, misturas e principais características todos puderam ter contato com os principais passos, a exemplo da tesoura, locomotiva, dobradiça entre outros. Os alunos já conheciam o frevo, mas não imaginavam que fosse tão difícil de executar, com exceção de alguns que já sabiam alguns passos. Com a sombrinha na mão foi quase impossível fazê-los parar. Isso é revigorante para nós, educadores. E amanhã ?? qual será a dança ??? Esperamos que todos estejam bem inteiros para a próxima missão !!
terça-feira, 25 de maio de 2010
dança popular - MARACATU
segunda-feira, 24 de maio de 2010
segundona necessária
Os alunos da Escola de referência Clementino Coelho que compoem as turmas 9 e 10 do nosso PONTO DE CULTURA aprenderam na semana passada a fazer um pífano por processos artesanais e hoje aprenderam a fazer o mesmo processo com equipamentos eletricos, como a serra tico tico e a furadeira !!! É isso ai !! Amanhã começa a semana de Dança popular !!!
sábado, 22 de maio de 2010
sexta-feira, 21 de maio de 2010
fazendo pífanos !
Antes de tudo é preciso tirar as medidas para enfim poder perfurar o cano. Estas medidas seguem o padrão dos pífanos de Caruaru. Eles não possuem aquele furo embaixo da flauta que tapamos com o polegar. É um pífano com seis furos para as notas e um para soprar. Lembrando que este tipo de instrumento é bem rústico sendo suceptível de apresentar desafinações, mas isso faz parte da sonoridade !
Depois de devidamente medido o cano deve ser marcado para que as perfurações sejam realizadas nos locais corretos. Esta tarefa é muito importante e exige total atenção, já que um erro aqui pode implicar num instrumento fora do padrão !!! Essa medida deve ser marcada com uma caneta permanente ou alguma que não saia facilmente com o manuseio, já que precisaremos destas medidas até o fim !! Muita calma nessa hora !!! Lembrando que este modelo que estamos fazendo tem 40 cm de comprimento e o cano é de meia polegada. Deve ter ao todo sete furos, sendo um deles para o sopro !!
Em seguida, depois de devidamente marcado o cano deve ser serrado com uma "lima" própria para esse trabalho. Trata-se de uma serra bem baratinha e que dá conta do recado completamente. Esse corte deve ser bem feito para que não fique na diagonal. Isso pode prejudicar a etapa de vedação da peça !! Com muita precaução todos deram conta do recado com desenvoltura e alegria !!! Esse processo pode também ser feito com materiais elétricos tal como furadeira e serra tico tico, contudo é muito melhor aprender a fazer o mesmo travbalho com materiais acessíveis a todos !!
Em seguida procedemos com a etapa seguinte, que é perfurar o cano com o auxílio de um instrumento cortante e pontiagudo. Neste caso utilizamos uma metade de tesoura, mas é possivel fazer o mesmo trabalho com uma faca. Ressaltamos a importancia de ter todo o cuidado do mundo para não haver nenhum acidente !!! Com a graça divina ninguém se machucou .
O procedimento final é muito simples. Trata-se da vedação de um dos lados da flauta. Isso é muito importante pois sem isso o som não é produzido. Essa vedação é feita com uma sandália imprestável. Colocando-a no chão e pressionando o cano com movimentos circulares, aos poucos o atrito dos dois materiais vai cortando a borracha. Lembrando que essa vedação deve ser feita no lado que se sopra (o lado com o furo isolado). É preciso colocar força para que se tenha sucesso nesta etapa. Sem dúvida uma boa forma de reciclar !! Quem diria que uma sandália velha pode se tranformar numa parte importante do pífano !!! E agora o mais importante de tudo: TOCAR !!!
Não é fácil, mas não está tão distante quanto parece. O mais difícil pra quem começa é pegar a EMBOCADURA (posição correta da flauta para que o sopro saia perfeitamente !! Bem !! É isso aí !! agora é soprar bem muito e esperar um pouco de paciência pra quem tá perto !!! Boa sorte !!!
quinta-feira, 20 de maio de 2010
batuque na quadra !!!
quarta-feira, 19 de maio de 2010
mão na massa !!
Logo no início continuamos a conversa sobre características, origens e história de vários ritmos populares e tradicionais da região nordeste. O primeiro intrumento a ser praticado por todos foi o gonguê. Originado na áfrica foi fácil para os escravos encontrarem na fazenda restos de sinos de boi jogados no chão e depois de uma boa "guaribada" transformá-los em importantes instrumentos musicais. O gonguê não é só importante para o Maracatu, mas também para o Ijexá !!!
Em seguida adentramos no AGBÊ, que diferencia-se do Xequerê por não possuir a sobra das cordinhas em baixo da cabaça. Por sinal este instrumento de origem africana é composto não só com cabaças, mas resvestido com um trançado de miçangas grandes. O contato desta rede com a superfície da cabaça produz o som. Importantíssimo também para os rítmos que citamos acima.
O resultado final foi uma galera bem animada e disposta a se aprofundar na percussão popular. O sentimento foi de missão cumprida !! Infelismente a quarta feira foi comprometida com o fato da escola liberar mais cedo seus alunos neste dia da semana. Tudo bem !! Amanhã tem mais !!!
terça-feira, 18 de maio de 2010
ouvir para tocar
Todos os alunos hoje escutaram muitas músicas, cada uma com a devida preleção sobre ritmo, suas origens, misturas e peculiaridades. A exemplo do Ijexá, Caboclinho, Baião, Maracatu, Boi entre outros. Antes disso a turma mostrou vontade de começar a tocar logo. Vamos com calma... Ponto por Ponto !!!!!
segunda-feira, 17 de maio de 2010
MÚSICA POPULAR NORDESTINA
Dedicamos o dia de hoje a Luciana Azevedo, presidente da FUNDARPE . Somos conscientes por experiência própria que a cultura do sertão tem apoio e investimento para cultura como nunca houve na história do estado, não diferente das outras regiões. Infeslismente o conceito prático de política pública de cultura não faz parte de quem não pensa no povo. Conte conosco !!!
sábado, 15 de maio de 2010
AVALIAÇÃO
A prova escrita foi realizada com as turmas 9 e 10. Claro que a avaliação vai muito além disso. A literatura é uma linguagem que com o conhecimento, leitura e prática da escrita , fica completo o seu sentido. Ressaltamos a importância desta linguagem e perguntamos questões básicas dos termos literários, contagem de sílabas poéticas (métrica), origem da literatura popular no nordeste brasileiro etc. Próxima linguagem: MÚSICA !!!
sexta-feira, 14 de maio de 2010
conhecendo os clássicos !!
Nesta sexta apresentamos aos alunos das turmas 9 e 10 documentários sobre a literatura popular nordestina. Pra quem nunca teve acesso a este tipo de informação foi revigorante. São muitos os grandes poetas da nossa história. Neste documentário os alunos viram desde Ivanildo Vila Nova a Zé de Cazuza. Pelo que vimos acho que adoraram !!
Trata-se de um universo infinito que se abre para todos. Infelismente vivemos numa era em que este tipo de arte é menosprezada em detrimento de uma liguagem "moderna" e da tecnologia. De fato. Os valores são outros !! Contudo se depender dessa galerinha ao lado a literatura popular não vai morrer. Amanhã eles irão entregar suas poesias "passadas a limpo".