Como foi dito, o cano de meia foi furado manualmente utilizando-se uma tesoura. Muito importante tomar todo o cuidado possível para não se machucar. O furo deve ser feito com um movimento circular ininterrupto para o furo ficar bem redondinho !!
O cano tipo 3/4 foi furado com o uso de uma furadeira (a broca é de 12). Esse pífano é aconselhável para quem tem dedos mais grossos, já que os furos são maiores. Quanto mais largo o cano, mais grave o som !!!
Depois de devidamente furados, cada orifício deve ter suas raspas retiradas para que o som não sofra interferências. Um estilete ou a própria tesoura serve na limpeza.
O último passo é fazer a vedação de um dos lados do ex cano, agora pífano. Esta vedação é feita com uma sandália de borracha velha. Fica perfeito e ainda poupamos o meio ambiente !!! É só girar a flauta e pressionar para baixo !!
Agora é só soprar e aprender a fazer a embocadura correta para que o vento vire música. Dá um pouquinho de tontura pra quem não tem costume, mas é só treinar bastante !!!
Aprenderam muitos passos tradicionais, a exemplo da MAROLA, CHUTE NA LUA, PASSO DO SACI entre outros. A energia é naturalmente gerada e vira alegria pura !! Muito bom !!!
1 comentários:
Que massa véi!
Sempre quis fazer um pífano!
Bem que podiam ter colocado as proporções do pífano pra gente né?! =D
Postar um comentário