sexta-feira, 5 de março de 2010

fazendo pífanos e dançando ciranda

Sexta feira foi o dia da turma 5 aprender a fazer pífanos em canos de PVC. Cada um fez dois pífanos; um com cano de meia polegada e outro com cano 3/4. O primeiro foi feito 100% manualmente e o segundo utilizamos uma furadeira. Afinal a cultura popular também pode beber da modernidade !! Veja como todos trabalharam bem !!

Primeiramente é importante riscar o cano a partir de outro pífano. No quadro colocamos as proporções trabalhadas pelas bandas de pífano de Caruaru. Pra ganhar tempo usamos um pífano pronto como modelo. É importante marcar bem no meio do furo pra não ficar "muito desafinado" !!



Como foi dito, o cano de meia foi furado manualmente utilizando-se uma tesoura. Muito importante tomar todo o cuidado possível para não se machucar. O furo deve ser feito com um movimento circular ininterrupto para o furo ficar bem redondinho !!




O cano tipo 3/4 foi furado com o uso de uma furadeira (a broca é de 12). Esse pífano é aconselhável para quem tem dedos mais grossos, já que os furos são maiores. Quanto mais largo o cano, mais grave o som !!!





Depois de devidamente furados, cada orifício deve ter suas raspas retiradas para que o som não sofra interferências. Um estilete ou a própria tesoura serve na limpeza.





O último passo é fazer a vedação de um dos lados do ex cano, agora pífano. Esta vedação é feita com uma sandália de borracha velha. Fica perfeito e ainda poupamos o meio ambiente !!! É só girar a flauta e pressionar para baixo !!






Agora é só soprar e aprender a fazer a embocadura correta para que o vento vire música. Dá um pouquinho de tontura pra quem não tem costume, mas é só treinar bastante !!!








No período da tarde a turma 6 aprendeu tudo sobre ciranda. Vestiram saias e blusas coloridas para entrar no clima deste maravilhoso folguedo das danças circulares.



Aprenderam muitos passos tradicionais, a exemplo da MAROLA, CHUTE NA LUA, PASSO DO SACI entre outros. A energia é naturalmente gerada e vira alegria pura !! Muito bom !!!


1 comentários:

Arnaud S/A disse...

Que massa véi!
Sempre quis fazer um pífano!
Bem que podiam ter colocado as proporções do pífano pra gente né?! =D

 
Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares