quarta-feira, 10 de março de 2010

QUARTA QUENTE



A quarta feira mal começou a esquentar e a turma 5 alongou-se profundamente para executar uma dança unicamente nossa. Em um tempo onde o Brasil se chamava Pindorama. Bem antes da chegada dos europeus.




Os nossos antepassados índios dançavam, tocavam e cantavam o CABOCLINHO. Na mão o cabôclo leva a preca, um 'arco e flexa' que serve como adereço e instrumento musical que provoca um estalido ritmado e típico deste folguedo. O nível de dificuldade se aproxima do frevo, graças aos passos em baixo e a cadência acelerada do caboclinho GUERRA. Já o caboclinho PERRÉ é mais lento e ritualístico. Uma jóia da nossa cultura !!




A turma 6 deixou um pouco os gonguês e agbês de lado para aprender alguns toques deste instrumento percussivo de natureza grave que é a cara da sonoridade musical pernambucana.




A ALFAIA é um instrumento percussivo de origem africana típico dos maracatus de Pernambuco. è feito de madeira, cordas e pele de bode. A turma 6 aprendeu alguns toques tradicionais como o LUANDA, TROVÃO e PARADA.

0 comentários:

 
Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares