Depois de aprender um pouco das origens e características dos instrumentos típicos da música popular nordestina e tocar gonguê e agbê; tocaram alfaia, o grave poderoso do maracatu. Aprenderam quatro toques e mostraram grande desenvoltura nesta arte !! No penúltimo dia da semana musical, iremos começar as atividades de fabricação de pífanos. Amanhã as fotos estarão disponíveis!!
Os brincantes da tarde aprenderam passos e um pouco da história do caboclinho. Nossa dança mais antiga. Num tempo em que o Brasil se chamava Pindorama os índios deram luz a este lindo folguedo. Nas mãos, a preaca, um instrumento/adereço que compõe a sonoridade em sintonia com os vigorosos movimentos. O caboclinho perré é mais lento, místico, quase um ritual. Já o guerra remete a sua alcunha, forte, viril e acelerado.
2 comentários:
Bom dia meu nome é Hugo sou professor do Rio de Janeiro e gostaria de saber como consigo comprar ou confeccionar uma preaca com os meus alunos? Parabéns pelo trabalho realizado
Bom Dia meu nome é Hugo sou professor do Rio de Janeiro e gostaria de saber como consigo comprar ou confeccionar uma preaca? Parabéns pelo trabalho realizado!
Postar um comentário