quarta-feira, 7 de julho de 2010

perré, guerra e percussão ... longo dia !!!

Hoje a turma teva as aulas de dança pela manhã, começando mpor um breve, mas poderoso alongamento. Hora de sentir na própria pele se estamos nos exercitando de forma adequada. É incrível ver que boa parte da juventude está enferrujada !!!
caboclinho não é mole não !! É um folguedo riquíssimo herdado pelos nosso índios. De caráter vigoroso e composto por dois andamentos (perré e guerra) que exigem da mesma forma de quem o pratica. Na mão todos seguram a preaca, uma adereço de mão que funciona como instrumento, já que seu estalido ajuda na marcação do ritmo juntamente com os outros instrumentos. Valeu a pena ver a "ralação" de todos !!! Amanhã tem mais !!!
Durante o período da tarde continuamos os estudos da percussão popular. Os alunos da turma 11 aprenderam os toques de maracatu e ijexá no gonguê. Um instrumento metálico muito parecido com os sinos de boi que tocado com uma baqueta de metal ou madeira dá toda a timbragem aguda de marcação destes dois folguedos de origem africana surgidos no nordeste.

Em seguida aprenderam a tocar o AGBÊ, instrumento composto de cabaça e miçangas dotado de timbragem aguda, mas bem diferente do gonguê. Infelismente uma parte da turma faltou nesta tarde, mas quem veio não se arrependeu. Até porque revisamos os toques aprendidos nos dias anteriores: LUANDA, MARCAÇÃO, MARTELO, TROVÃO, PARADA entre outros... A propósito... Como se percebe pelas fotos, a aula de música foi na área aberta da nossa sede. Além de mudar um pouco os ares, incomodamos menos a vizinhança !!!




0 comentários:

 
Copyright 2006 | Andreas02v2 by GeckoandFly and Anderssauro
Nenhum conteúdo desse blog pode ser reproduzido sem prévia autorização. Os Populares